clindamicina é usado para tratar infecções bacterianas que são causadas por bactéria , como estreptococos , pneumococos e estafilococos . Estas bactérias podem provocar infecções respiratórias graves e infecções da pele . Clindamicina é um antibiótico forte, que só é indicado quando outros antibióticos menos tóxicos não vai funcionar contra a infecção do paciente.
Como clindamicina é administrado
Para as crianças , é dada como um líquido de três ou quatro vezes por dia . Dar a medicação com uma refeição e siga as instruções do médico . Tome clindamicina por todo o comprimento de tempo prescrito , a menos que o pediatra lhe dá instruções para parar.
Efeitos colaterais leves
Como com qualquer antibiótico , diarréia leve, náuseas e vômitos podem ocorrer. Alguns pacientes podem também apresentar erupção cutânea moderada.
Efeitos secundários graves
clindamicina pode causar efeitos colaterais graves , incluindo diarreia e colite (inflamação do cólon) . Em alguns pacientes , pode causar um crescimento excessivo de Clostridium difficile , uma bactéria que pode causar diarréia potencialmente fatal se não for tratada . De acordo com a Pfizer , esta infecção pode ocorrer meses depois de tomar a clindamicina . Os sintomas incluem diarréia com ou sem sangue , febre e cólicas estomacais . Os pais devem ligar para o seu médico imediatamente se a criança sofre algum destes sintomas durante ou depois de tomar a clindamicina . Outros efeitos secundários raros incluem icterícia , artrite e anafilática ( alérgicas) .
Cuidados
Pfizer afirma que Cleocin Pediátrica " deve ser prescrito com precaução em pacientes atópicos " ou os " com uma história de doença gastrointestinal . " Indivíduos atópicos têm uma história de sensibilidades ou reações alérgicas a antibióticos. Recomenda-se também que, quando administrada a crianças , que suas funções orgânicas ser monitorado através de exames de sangue durante o tratamento.