A Associação Americana de Urologia e do Colégio Americano de Cirurgiões recomendam que a maioria dos homens começar o rastreamento do câncer de próstata em idade 50 afro-americanos e os homens com história familiar da doença deve começar a testar em 40 anos .
Problemas comuns da próstata
de acordo com o Memorial Sloan -Kettering Cancer Center , em qualquer momento , de 10 a 14 por cento de todos os homens sofrem de prostatite , uma inflamação ou infecção da glândula da próstata . Enquanto que os homens envelhecem , muitos desenvolvem hiperplasia prostática benigna ( BPH ) , que é o alargamento da próstata não canceroso . Além disso , a próstata é propensa ao câncer, com 200.000 casos diagnosticados em os EUA anualmente , conforme relatado pelo 2001 California Jornal câncer para médicos .
Testes de PSA
antigénio específico da próstata ( PSA ) é uma proteína produzida na próstata . Existem dois tipos de exames de sangue PSA : PSA ligado e PSA livre . Níveis de PSA ligado na corrente sanguínea mais elevada do que 0-4 ng /mL pode indicar inflamação, ou, possivelmente, câncer. Se a relação de limite para os níveis de PSA livre é menor do que 14 a 25 por cento , o câncer de próstata pode estar presente .
Digital exame retal
Se os testes repetidos de PSA mostram sustentado elevações , um exame retal digital (DRE ) pode ser indicada. Enluvada dedo do médico , lubrificado é inserido no recto para avaliar a volta da próstata para anormalidades .
Biópsia
Se anormalidades são encontrados tanto o PSA e DRE , uma biopsia pode ser indicado . A biospy envolve a remoção de tecido da amostra para verificar se há câncer. A ultra-sonografia transretal ( USTR ) usa uma sonda de ultra-som para avaliar os melhores locais para recuperar seis a oito amostras de biópsia . Uma arma de mão dispara uma biópsia de agulha para dentro do corpo e envia uma bainha para cortar e remover um núcleo de tecido da próstata . Após a amostra foi obtida , um patologista determina se o câncer está presente .