prostatite bacteriana crónica é causada pela presença de bactérias na próstata . Também é possível para a prostatite resultar de fungos, vírus , parasitas , produtos químicos, perturbações nervosas e abuso sexual.
Próstata bacteriana
Para tratar a prostatite bacteriana crônica , médicos geralmente prescrevem medicamentos antibióticos a serem tomadas para duas a quatro semanas . Em alguns casos, o tratamento deve ser repetido devido a um retorno dos sintomas .
Características
Para prostatite crônica que resulta de causas que não são de bactérias , médicos utilizam bloqueadores alfa como alfuzosina prescrição para relaxar a bexiga e os músculos , onde sua próstata encontra sua bexiga. Além disso, a aspirina e não-esteróides anti -inflamatórios medicamentos como o ibuprofeno ou naproxeno são recomendados para aliviar o desconforto , de acordo com a Clínica Mayo.
Riscos
Os antibióticos utilizados para tratar prostatite bacteriana crônica representam um risco para reações alérgicas e colite pseudomembranosa , uma inflamação do cólon potencialmente fatal . Bloqueadores alfa têm o potencial de causar dores de cabeça e quedas na pressão arterial , enquanto que as drogas anti- inflamatórios não esteróides e aspirina podem causar úlceras no sistema digestivo.
Considerações
Alguns médicos utilizam massagem prostática através de um tratamento térmico ou exame rectal utilizando micro-ondas para tratar a prostatite crónica que não é causada por uma bactéria . A eficácia destes tratamentos para a prostatite crônica são amplamente debatido e não clinicamente comprovada, adverte a Clínica Mayo.