O conselho de um médico ou um urologista (médico especializado em problemas de saúde masculinos urinário e reprodutor ) deve ser procurado para os sintomas de inflamação da próstata , como tratamentos médicos são necessários a fim de abordar de forma adequada a condição . A presença de prostatite também pode indicar uma doença mais grave , a qual um médico pode testar para diagnosticar e
De acordo com o National Kidney e doenças urológicas Information Clearinghouse ( NKUDIC ) , os sintomas da prostatite podem incluir febre .; calafrios; parte inferior das costas e dor genital; freqüente , urgente, dor ou ardor a micção; dores no corpo; e infecções do trato urinário , que pode ser recorrente em caso de prostatite bacteriana crônica. O NKUDIC também relata que a prostatite assintomática pode ser detectada durante o teste para as causas de outras condições.
Próstata bacteriana
o conselho de um médico deve ser seguido no tratamento de infecções bacterianas prostatite; esta é a forma mais rara da doença, mas o NKUDIC relata que é uma preocupação séria e potencialmente mortal saúde.
O tratamento para a prostatite bacteriana pode incluir , de acordo com a Clínica Mayo , antibióticos orais ou, por mais grave casos, antibióticos intravenosos administrado em um hospital; tratamento normalmente dura entre duas semanas e um mês. Tratamento já pode seguir no caso de (recorrente) prostatite bacteriana crônica.
Prostatite crônica e dor pélvica crônica
A maioria dos casos de prostatite não são causados por infecção bacteriana e não pode ser tratada com antibióticos . Estes podem incluir bloqueadores alfa para aliviar dor ao urinar , analgésicos e massagem de próstata , de acordo com a Clínica Mayo.
Muitos tratamentos podem ter que ser julgado se o alívio satisfatório não é encontrado. A Clínica Mayo relata que métodos alternativos, tais como biofeedback ( em que os pacientes são treinados para superar a dor , sem uso de medicação ) e acupuntura podem ajudar algumas pessoas a encontrar alívio de sintomas de prostatite . Atendimento domiciliar para prostatite não bacteriana podem incluir banhos quentes; diminuindo o consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes ou ácidos; sentado em superfícies almofadadas; e evitar andar de bicicleta ou usando um assento dividido ao cozer , de acordo com a Clínica Mayo.