Solicitar que o seu médico dar-lhe uma cópia de seus resultados do teste de PSA. Estes resultados vão dizer-lhe como antígeno específico da próstata é muito em sua corrente sanguínea . PSA é um tipo de proteína produzida pela próstata , e é um marcador biológico usado em testes de laboratório para detectar a doença .
2
Entenda que não há uma escala de interpretação para os resultados de PSA . Resultados mais elevados , ou mesmo resultados falso-positivos , pode ocorrer , dependendo da sua idade, infecção ou condições benignas . Seu médico leva todos esses fatores em consideração , além de sua pontuação de PSA , ao pesar o risco de câncer de próstata.
3
Localize o resultado do teste de PSA , e compará-lo com o seguinte gráfico : ( níveis de PSA são relatados como como nanogramas de antigénio por mililitro ( ng /ml) de sangue . )
0 - 2,5 ng /ml = baixo resultado
2,6-10 ng /ml = ligeiramente a moderadamente elevados
10 -19,9 ng /ml = moderadamente elevados
20 ng /ml ou mais =
significativamente elevados
Resultados de 10 ou mais geralmente indica uma chance de 40 por cento para 50 por cento do câncer de estar presente.
4
Pedido de testes adicionais e uma biópsia , se o resultado for maior que 10 ng /ml . Geralmente, um resultado abaixo de 2 ng /ml não é motivo para preocupação. Cabe a você e seu médico para decidir sobre mais testes se o resultado é de 2 ng /ml a 10 ng /ml . A detecção precoce do câncer de próstata através da biópsia permite-lhe procurar o melhor tratamento.
Próstata laudo de biópsia
5
solicitar uma cópia de seu relatório de patologia biópsia de seu médico . Se os resultados de sua liderança biópsia para o diagnóstico de câncer , você vai querer prestar atenção aos seguintes resultados: pontuação de Gleason, número de núcleos , localização anatômica , extensão do câncer , os dados clínicos , descrição bruta e comentários
6
Localize o resultado de sua pontuação de Gleason . Este será um número entre 2 e 10, que representa a maneira como as células tumorais de ver quando comparado com células normais . Este resultado é uma das mais importantes para determinar a gravidade do cancro . Quanto maior o número , mais agressivo o câncer.
7
Analise o número de núcleos feitas durante a sua biópsia. Deve ser feita de um número adequado de amostras de núcleo para evitar um resultado falso negativo , e deve estar na gama de 10 a 12 , mas pelo menos 20 podem ser tomadas em alguns casos . Se menos de 10 amostras do núcleo são tomadas , é cada vez mais provável que o câncer pode passar despercebido .
8
Determine a localização anatômica das quais foram tomadas as amostras do núcleo . Cada amostra do núcleo deve ser rotulado identificar qual parte da próstata de onde vieram. Você deve ser capaz de determinar facilmente se a amostra foi do lado direito ou esquerdo da próstata, e da qual zona : o ápice , zona intermediária , ou base. Essas informações ajudam a determinar as decisões de tratamento .
9
Olhe para a extensão do câncer encontrados nas amostras do núcleo . Este resultado pode ser exibida como um número de núcleos positivos , porcentagem de câncer por núcleo ou a percentagem total de câncer encontrada em toda a amostra da biópsia. Este resultado indica se o câncer mais provável é confinado à próstata , ou, eventualmente, se espalhou para outros locais.
10
Verifique a descrição bruta de sua amostra de tecido da biópsia . Este contém informações importantes sobre física de identificação, como comprimento, cor e rotulagem das amostras de tecido retiradas .
11 <p> Leia os dados clínicos e comentários feitos pelo médico e patologista. Isso pode fornecer informações valiosas sobre o que eles estavam procurando, definir qualquer tecido anormal ou atípica e, possivelmente, incluir a discussão de um diagnóstico claro . Seguimento a esta informação com o seu médico.