Evite o excesso de ingestão de estrogênio , apoiando os níveis de testosterona e progesterona saudáveis. Coma carnes sem hormônio e produtos lácteos. Evite açúcares, amidos refinados e outros alimentos glicêmicos . Complemente sua dieta com as vitaminas antioxidantes A, C, D , E, K e selênio.
2
Evite produtos químicos sintéticos . Compre produtos orgânicos cultivados sem fertilizantes sintéticos , pesticidas , ou herbicidas. Use preservativo sem espermicida em vez de controle de natalidade de liberação do hormônio como a pílula ou determinados tipos de dispositivos intra-uterinos (DIU) . Use simples sabões e detergentes; eles têm menos produtos químicos que podem conter xenoestrogens ( estrogênios estrangeiros) . Use vidro ou cerâmica para armazenamento em vez de plástico . Evite o uso de pesticidas e herbicidas em seu próprio jardim . Todas estas coisas podem conter xenoestrogens que se ligam a receptores de estrógeno nas células e causar efeitos similares ao estrogênio por todo o corpo .
3
Tenha o seu endocrinologista monitorar sua saliva ( não de sangue ) níveis hormonais de progesterona e testosterona. Use progesterona e cremes para a pele testosterona ( disponível em lojas de alimentos saudáveis ou de farmacêuticos magistrais ) para manter os níveis de saliva consistentes com a de machos maduros saudáveis. Dr. John Lee, o endocrinologista que descreveu a dominância de estrogênio na década de 1980 , recomendou 8 a 10 mg por dia de progesterona e de 1 a 2 mg por dia de testosterona.
4
Não tome suplementos de estrogênio , a menos prescritos por um médico . Alguns homens usam ilegalmente estrogênio para a breve aumento no nível de libido e energia que supostamente oferece (isto parece ser particularmente de interesse para a comunidade de musculação ), mas estrogênio realmente só deve ser usado por homens com câncer de mama ou câncer de próstata. Mesmo no sexo masculino para o feminino transexuais , a terapia com estrogênio inclui a monitorização cuidadosa dos ossos e saúde da próstata , entre outros fatores .
5
Mantenha um diário de como você se sente a cada dia , uma vez que você começar a usar qualquer reposição hormonal programa . Observe quaisquer mudanças que você experimenta , se eles se relacionam com o seu nível de energia , libido, estados de espírito , ou características sexuais tradicionais, como timbre de voz, pêlos faciais e corporais , ou de mama ou a forma do quadril. O seu endocrinologista terá todas essas informações para ajustar as suas doses e determinar se é necessário mais testes.