De acordo com a American Cancer Society, fumantes de cachimbo são altamente suscetíveis a diversos tipos de câncer oral . Fumaça do tubo contém as mesmas substâncias químicas nocivas , como cigarros , incluindo a nicotina, uma droga que vicia. Fumaça do tubo tende a ser realizado na boca do fumante ao invés de profundamente inalado e isso leva a exposição prolongada de produtos químicos para a cavidade oral. Fumantes de cachimbo têm um risco aumentado de desenvolver câncer de lábios, língua, boca, garganta e esôfago.
Lung Cancer
Embora muitos fumantes de cachimbo não inalar profundamente fuma, algum fumo inevitavelmente entra nos pulmões . Quanto mais profundamente um fumador inala , maior o risco de desenvolver o cancro de pulmão . O fumo passivo emitido por um fumante de cachimbo pode ser inalada por outras pessoas nas proximidades, aumentando seu risco de desenvolver câncer de pulmão.
DPOC
Dr. Jay Adlersberg com WABC - TV , em Nova York , afirma em uma reportagem de 2010 que fumantes de cachimbo estão em risco de desenvolver uma doença pulmonar chamada doença pulmonar obstrutiva crônica. DPOC , o que pode levar à morte , é visto frequentemente em quem fuma tubos em uma base regular a longo prazo.
Gum Disease
Segundo CVS Caremark , fumantes de cachimbo enfrentam maior risco de perda dentária e doença periodontal . Fumaça do tubo também pode causar lesões pré-cancerosas a se desenvolver na boca. Fumando um cachimbo pode causar uma condição chamada de língua pilosa . Isso ocorre quando as células da língua não cair e regenerar normalmente , deixando solavancos que que se tornam preto devido à descoloração da fumaça .