casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Poderia haver algum problema na concepção pela segunda vez se a mãe fosse Rh negativo e o pai positivo e a primeira gravidez fosse interrompida após quarenta e cinco dias da concepção?
Sim, pode haver um problema na concepção pela segunda vez se a mãe for Rh negativo e o pai for Rh positivo, especialmente se a primeira gravidez foi interrompida após 45 dias da concepção. Isso se deve a uma condição chamada incompatibilidade Rh.
Quando uma mãe Rh negativo carrega um feto Rh positivo, seu sistema imunológico pode reconhecer o fator Rh nas células vermelhas do sangue do feto como estranho e produzir anticorpos contra ele. Esses anticorpos são chamados de anticorpos anti-Rh. Se os anticorpos anti-Rh atravessarem a placenta e entrarem na circulação fetal, eles podem se ligar aos glóbulos vermelhos Rh-positivos e causar sua degradação, levando a uma condição chamada anemia hemolítica no feto.
Numa gravidez subsequente, se o pai for novamente Rh positivo, os anticorpos anti-Rh da mãe da gravidez anterior ainda podem estar presentes na sua corrente sanguínea. Esses anticorpos podem atravessar a placenta e atacar os glóbulos vermelhos Rh-positivos do segundo feto, causando anemia hemolítica ainda mais precoce e mais grave. Isso pode levar a complicações como aborto espontâneo, natimorto ou anemia grave no recém-nascido.
Para prevenir esse problema, as mães Rh-negativas que estão grávidas de bebês Rh-positivos recebem um medicamento chamado RhoGAM (imunoglobulina Rh). RhoGAM é um anticorpo que se liga a quaisquer glóbulos vermelhos Rh-positivos que possam ter atravessado a placenta e impede que o sistema imunológico da mãe produza seus próprios anticorpos anti-Rh. Isso ajuda a proteger futuros fetos Rh-positivos da anemia hemolítica.
Portanto, se você é uma mãe Rh negativo e teve uma gravidez anterior que foi interrompida após 45 dias da concepção, é importante discutir seu status Rh com seu médico e receber cuidados médicos adequados para evitar complicações em gestações futuras.