casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Você poderia estar grávida se estivesse tomando a injeção depo, mas prestes a tomar outra e apresentando todos os sintomas de gravidez?

Sim, é possível engravidar durante a injeção de Depo-Provera, especialmente se for necessária outra injeção. A injeção Depo-Provera é um contraceptivo hormonal administrado a cada 12 semanas para prevenir a gravidez. Funciona liberando uma forma sintética do hormônio progesterona, que impede a ovulação e engrossa o muco cervical para impedir que os espermatozoides cheguem ao óvulo.

No entanto, a eficácia da injeção Depo-Provera diminui com o tempo e o risco de gravidez aumenta quanto mais perto você chega da data da próxima injeção. Se estiver com mais de duas semanas de atraso para a injeção, considera-se que está em alto risco de gravidez e deve fazer um teste de gravidez.

Além do risco de gravidez, perder a injeção de Depo-Provera também pode causar sangramento irregular e manchas, bem como outros efeitos colaterais, como ganho de peso, alterações de humor e acne.

Se você está preocupada com a possibilidade de estar grávida, é importante fazer um teste de gravidez o mais rápido possível. Se estiver grávida, você deve conversar com seu médico sobre suas opções para continuar ou interromper a gravidez.