casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

O que significa quando seu umbigo cresce e você não está grávida?

Existem alguns motivos pelos quais o umbigo pode crescer sem gravidez. Aqui estão algumas das possíveis causas:

1. Ganho de peso
A causa mais comum de umbigo saliente sem gravidez é o ganho de peso. A gordura da barriga tende a se acumular ao redor do umbigo, fazendo com que pareça maior. É por isso que muitas pessoas notam o umbigo saltando depois de ganhar peso.

2. Inchaço
O inchaço causado por gases ou prisão de ventre também pode causar o crescimento do umbigo. Quando os intestinos estão cheios de gases ou fezes, eles podem pressionar o umbigo e fazê-lo sobressair.

3. Diástase Retal
A diástase retal é uma condição em que os músculos ao redor do umbigo se separam. Isto pode acontecer durante a gravidez ou após o parto, mas também pode ocorrer em pessoas que nunca engravidaram. Quando os músculos se separam, o umbigo pode parecer maior ou até mesmo herniado (sobressair através da pele).

4. Hérnia Umbilical
Uma hérnia umbilical é uma fraqueza na parede abdominal que permite que uma alça intestinal se projete através do umbigo. Isso pode fazer com que o umbigo fique maior e pode ser acompanhado de dor ou desconforto.

5. Condições da pele
Certas doenças da pele, como tecido cicatricial ou cisto cutâneo, também podem fazer com que o umbigo cresça ou mude de aparência.

Se o seu umbigo cresceu e você não está grávida, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes. Na maioria dos casos, o umbigo crescente não é motivo de preocupação.