casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Se você fez cesárea há 6 meses e está grávida de 14 semanas terá que fazer outra cesárea?

A necessidade ou não de outra cesariana depende de vários fatores, incluindo o motivo da cesárea anterior, sua saúde atual e a posição da placenta. Se a sua primeira cesariana foi devido a uma condição médica que ainda está presente, como pelve estreita ou placenta prévia, é provável que você precise de outra cesariana. No entanto, se a sua primeira cesariana foi devido a uma condição não recorrente, como sofrimento fetal, desta vez você poderá ter um parto vaginal.

Seu médico discutirá com você os riscos e benefícios do parto vaginal e da cesariana e a ajudará a tomar a melhor decisão para sua situação.

Aqui estão alguns fatores que podem influenciar sua decisão:

* O motivo da sua cesariana anterior. Se a sua cesariana anterior foi devido a uma condição médica que ainda está presente, como pelve estreita ou placenta prévia, é provável que você precise de outra cesariana.
* Sua saúde atual. Se você for saudável e não tiver outros fatores de risco para complicações, poderá ter um parto vaginal.
* A posição da placenta. Se a placenta estiver cobrindo o colo do útero (placenta prévia), você precisará de uma cesariana.
* Suas preferências. Você também deve considerar suas próprias preferências ao tomar essa decisão. Se você se opõe fortemente a uma cesariana, é mais provável que seu médico recomende um parto vaginal.

É importante discutir todos esses fatores com seu médico para que você possa tomar a melhor decisão para sua saúde e para a saúde de seu bebê.