casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
A SGB em mulheres grávidas pode causar quais condições?
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é um distúrbio neurológico raro em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente os nervos periféricos. As mulheres grávidas correm um risco aumentado de desenvolver SGB, e a condição pode ter várias consequências potenciais tanto para a mãe como para o bebé.
a)
Trabalho de parto prematuro :A SGB pode levar ao trabalho de parto prematuro, que é o nascimento de um bebê antes das 37 semanas de gestação. Isto pode ocorrer como resultado do ataque do sistema imunológico aos nervos que controlam a função muscular, incluindo aqueles envolvidos na regulação das contrações uterinas.
b)
Complicações respiratórias :A SGB pode causar fraqueza significativa nos músculos respiratórios, causando dificuldade para respirar. Mulheres grávidas com SGB grave podem necessitar de ventilação mecânica para apoiar a respiração.
c)
Mortalidade Materna :Em casos raros, a SGB pode ser fatal para mulheres grávidas. A condição pode progredir rapidamente, levando à insuficiência respiratória e outras complicações potencialmente fatais.
d)
Complicações neonatais :Bebês nascidos de mães com SGB também podem apresentar problemas de saúde. Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico da mãe podem atravessar a placenta e afetar os nervos do bebê. As possíveis complicações neonatais incluem:
- Fraqueza ou paralisia
- Desconforto respiratório
- Dificuldades de alimentação
- Atrasos no desenvolvimento
É importante que as mulheres grávidas estejam cientes dos riscos potenciais associados à SGB e procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem quaisquer sintomas da doença, como fraqueza ou sensação de formigamento nos membros, dificuldade para andar ou respirar ou queda facial. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a melhorar os resultados tanto para a mãe quanto para o bebê.