casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Seu marido tem tipo sanguíneo negativo e você tem positivo. Precisa engravidar de algum tipo de injeção?

É possível que uma mulher grávida com tipo sanguíneo positivo e um marido com tipo sanguíneo negativo precisem receber uma injeção chamada RhoGAM (imunoglobulina Rh). Esta injeção é administrada para prevenir uma condição chamada sensibilização Rh, que pode ocorrer quando uma mulher grávida é Rh positivo e seu feto é Rh negativo.

Durante a gravidez, o sangue da mãe e o sangue do feto podem se misturar. Se o feto for Rh negativo e a mãe for Rh positivo, o sistema imunológico da mãe pode reconhecer as células sanguíneas Rh negativas do feto como estranhas e produzir anticorpos contra elas. Esses anticorpos podem atravessar a placenta e atacar os glóbulos vermelhos do feto, levando a uma condição chamada anemia hemolítica.

RhoGAM é uma injeção que contém anticorpos contra o fator Rh. É administrado a mulheres grávidas Rh-positivas que carregam um feto Rh-negativo para evitar que o sistema imunológico da mãe produza anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto. RhoGAM geralmente é administrado por volta da 28ª semana de gravidez e novamente após o parto se o bebê for Rh negativo.

Se você estiver grávida e tiver tipo sanguíneo positivo, é importante conversar com seu médico sobre se você precisa receber RhoGAM.