casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Se você bebeu todo fim de semana durante os primeiros três meses de gravidez e depois parou quando descobriu que estava grávida, o bebê ainda corre risco de síndrome alcoólica fetal?
Sim, seu bebê ainda corre risco de síndrome alcoólica fetal (SAF), mesmo que você tenha parado de beber álcool quando descobriu que estava grávida.
O álcool pode atravessar a placenta e atingir o bebê, afetando seu desenvolvimento. Beber álcool durante a gravidez pode causar uma série de problemas, incluindo:
*
Síndrome alcoólica fetal (SAF) :Esta é a forma mais grave de defeitos congênitos relacionados ao álcool e pode causar uma série de problemas físicos, mentais e comportamentais.
*
Transtorno do neurodesenvolvimento relacionado ao álcool (ARND) :Esta é uma forma menos grave de defeitos congênitos relacionados ao álcool e pode causar uma série de problemas, incluindo dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção e problemas comportamentais.
*
Outros problemas :O álcool também pode aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso ao nascer.
Os efeitos do álcool no seu bebê dependem de vários fatores, incluindo a quantidade de álcool que você bebe, com que frequência você bebe e quando bebe durante a gravidez. Não existe uma quantidade segura de álcool para beber durante a gravidez, por isso é melhor evitar completamente o álcool se estiver grávida ou pensando em engravidar.