casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

No exame de Papanicolaou, meu médico disse que o colo do útero estava azul, mas o teste de gravidez deu negativo. O que poderia estar errado?

Existem algumas explicações possíveis para o motivo pelo qual o colo do útero pode ter aparecido azul durante um exame de Papanicolaou, apesar do resultado negativo do teste de gravidez:

Ectrópio cervical :Esta é uma condição em que as células que normalmente revestem o interior do colo do útero (células endocervicais) se estendem para a parte externa do colo do útero (a ectocérvice). Essas células endocervicais são mais finas e frágeis que as células ectocervicais e podem ter uma aparência azul ou roxa sob certas condições de iluminação.

Anomalias congênitas :Algumas mulheres nascem com o colo do útero azulado devido a uma variação no desenvolvimento do colo do útero. Essas variações normalmente não são prejudiciais e não requerem tratamento.

Infecção ou inflamação :Certas infecções ou condições inflamatórias do colo do útero podem fazer com que ele pareça azul ou roxo. Estas incluem condições como cervicite (inflamação do colo do útero), tricomoníase (uma infecção sexualmente transmissível causada pelo parasita _Trichomonas vaginalis_) e clamídia (uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria _Chlamydia trachomatis_).

Congestão vascular :O aumento do fluxo sanguíneo para o colo do útero pode fazer com que ele pareça azul. Isso pode ocorrer durante a gravidez ou como resultado de certas condições médicas, como doença inflamatória pélvica (DIP).

Medicamentos :Alguns medicamentos, como certas pílulas anticoncepcionais, podem fazer com que o colo do útero pareça azulado.

Lesão recente :Se o colo do útero tiver sido lesionado recentemente, como durante o parto ou um aborto espontâneo, pode parecer azulado devido a hematomas ou inflamação.

É importante observar que o colo do útero azulado nem sempre é motivo de preocupação. No entanto, se você estiver apresentando quaisquer outros sintomas, como sangramento vaginal anormal, dor ou corrimento, é importante consultar seu médico para avaliação. Seu médico pode realizar exames adicionais, como colposcopia, para determinar a causa do colo do útero azul e recomendar o tratamento adequado, se necessário.