casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Quais são os sintomas da gravidez entre 2 e 12 semanas?
Entre 2 e 12 semanas de gravidez, vários sintomas podem surgir à medida que o corpo da mulher passa por mudanças significativas para sustentar o feto em desenvolvimento. Embora os sintomas exatos possam variar de pessoa para pessoa, alguns sinais comuns de gravidez durante este período podem incluir:
1. Período menstrual perdido ou atrasado: - Um dos primeiros sinais de gravidez é a falta da menstruação ou um atraso no ciclo menstrual esperado.
- Isso ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta no revestimento do útero, levando a alterações hormonais que impedem a liberação de um óvulo e a eliminação do revestimento uterino (menstruação).
2. Sensibilidade mamária: - O aumento da sensibilidade e sensibilidade mamária são comuns devido às flutuações hormonais e à preparação para a produção de leite.
- Os seios podem ficar mais cheios, mais pesados ou até mesmo com coceira à medida que começam a crescer em preparação para a lactação.
3. Náuseas e vômitos (enjôos matinais): - Náuseas e vômitos, comumente chamados de “enjôos matinais”, são sintomas frequentes experimentados por muitas mulheres grávidas, geralmente começando por volta da 4 a 6 semanas de gravidez.
- Esses sintomas podem ocorrer a qualquer hora do dia e podem variar em intensidade de pessoa para pessoa.
4. Fadiga e cansaço: - Os níveis de progesterona aumentam durante a gravidez e podem causar cansaço e fadiga avassaladores, fazendo com que as mulheres sintam necessidade de cochilos frequentes ou de sono mais prolongado.
5. Aumento do olfato e paladar: - É comum o aumento da sensibilidade a certos cheiros e sabores. Alguns aromas ou sabores podem tornar-se desagradáveis, enquanto outros podem ser mais atraentes.
6. Micção frequente: - O útero em crescimento pressiona a bexiga, levando a idas mais frequentes ao banheiro.
7. Inchaço e gases: - Alterações nos níveis hormonais podem retardar a digestão, causando inchaço e aumento de gases.
8. Desejos ou aversões alimentares: - Desejos repentinos por alimentos específicos ou aversões a certos gostos e cheiros podem ser comuns.
9. Mudanças de humor: - As flutuações hormonais podem levar a emoções intensas e alterações de humor, fazendo com que as mulheres se sintam chorosas, irritadas ou alegres em momentos diferentes.
10. Alterações na pele: - O aumento dos níveis hormonais pode fazer com que a pele pareça mais radiante, com um “brilho de gravidez”.
- Também pode ocorrer escurecimento da pele ao redor dos mamilos (aréolas) e uma linha escura descendo pela barriga (linha negra).
11. Constipação: - A progesterona pode retardar a digestão, causando prisão de ventre.
12. Cólicas abdominais e desconforto: - Podem ocorrer cólicas leves ou uma sensação de puxão na parte inferior do abdômen à medida que o útero cresce e se estica.
13. Dor nas costas: - As alterações hormonais podem amolecer os ligamentos e articulações, causando dores e desconforto nas costas.
14. Ganho de peso e inchaço: - O ganho gradual de peso e o inchaço ocorrem à medida que o bebê se desenvolve, mas a quantidade de ganho de peso pode variar de pessoa para pessoa.
15. Sangramento leve ou manchas: - Algumas mulheres apresentam sangramento leve ou manchas durante o início da gravidez, o que geralmente não é motivo de preocupação.
16. Dores de cabeça: - As dores de cabeça podem ser causadas por alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo.
17. Gosto metálico na boca: - O gosto metálico na boca é um sintoma comum, mas temporário, da gravidez.
É importante observar que nem todas as mulheres apresentam todos esses sintomas e a intensidade deles pode variar muito. Se você tiver alguma dúvida ou dúvida sobre seus sintomas, é melhor consultar um profissional de saúde.