casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
É ruim tomar muito sol durante a gravidez?
Exposição solar e gravidez:conheça os riscos e precauções Embora a exposição moderada à luz solar possa fornecer vitamina D essencial durante a gravidez, banhos de sol excessivos ou atividades prolongadas ao ar livre sem proteção adequada podem representar riscos tanto para a mãe como para o bebé em desenvolvimento. Veja por que muito sol durante a gravidez é uma preocupação e quais cuidados considerar:
1. Depleção de folato :
A exposição excessiva à luz solar pode quebrar o folato, um nutriente importante para o desenvolvimento fetal e para a prevenção de defeitos do tubo neural.
2. Desidratação: As mulheres grávidas são mais propensas à desidratação e a exposição ao sol pode agravar a perda de líquidos, levando a potenciais problemas de saúde.
3. Preocupações com a pele :
As alterações hormonais durante a gravidez tornam a pele mais sensível ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares, alterações de pigmentação e até câncer de pele.
4. Risco de pré-eclâmpsia :Alguns estudos sugerem uma possível ligação entre a exposição excessiva ao sol e um risco aumentado de pré-eclâmpsia, uma condição da gravidez caracterizada por pressão arterial elevada.
Precauções a serem tomadas: -
Evite horários de pico de sol :Fique em casa ou procure sombra entre 10h e 16h, quando os raios ultravioleta do sol são mais fortes.
-
Cobrir :Use camisas e calças largas de mangas compridas, chapéu de abas largas e óculos escuros.
-
Protetor solar é obrigatório :Aplique protetor solar de amplo espectro com FPS mínimo de 30 em toda a pele exposta, incluindo rosto, pescoço, mãos e braços, e reaplique a cada duas horas.
-
Procure sombra :Faça pausas na sombra sempre que possível, especialmente se começar a sentir superaquecimento.
-
Mantenha-se hidratado :Beba muitos líquidos ao longo do dia para se manter bem hidratado.
Quando procurar aconselhamento médico :Se você tiver queimaduras solares graves ou outros problemas de pele durante a gravidez, consulte seu médico para obter orientação.
Com moderação, a luz solar pode fornecer vitamina D; procure o conselho de seu médico para garantir que você está recebendo a quantidade certa de luz solar e, ao mesmo tempo, minimizando os riscos.