casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Seu bebê tem 10 semanas e ainda não menstruou, mas algum sangramento após o sexo, isso significa que posso estar grávida?
Sangrar após o sexo após o nascimento é bastante comum. Geralmente é chamado de sangramento pós-parto e pode ocorrer por vários motivos. Algumas causas possíveis incluem:
-
Trauma: Durante o sexo, a vagina e os tecidos circundantes podem ficar esticados ou irritados. Isso pode causar pequenas lágrimas que podem causar sangramento.
-
Alterações hormonais: As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem causar alterações no colo do útero, tornando-o mais sensível a sangramentos.
-
Contrações uterinas: Após o nascimento, o útero se contrai para retornar ao seu tamanho normal. Às vezes, essas contrações podem ser acompanhadas de sangramento.
-
Descolamento prematuro da placenta ou outras complicações: Embora menos comum, o sangramento após o sexo às vezes pode indicar um problema mais sério, como descolamento prematuro da placenta (separação prematura da placenta da parede uterina) ou ruptura uterina.
Se sentir sangramento intenso ou prolongado após o sexo, é importante consultar um médico para determinar a causa.
Em termos de gravidez, é possível engravidar novamente após o parto, mesmo que ainda não tenha menstruado. No entanto, é improvável que você esteja grávida se tiver sangramento após o sexo. O sangramento após o sexo geralmente é uma condição temporária que não está associada à gravidez. Se você está preocupada com a possibilidade de gravidez, é sempre melhor fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida.