casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

A gravidez pode ser possível após tomar pílulas anticoncepcionais?

Sim, a gravidez é possível após tomar pílulas anticoncepcionais. As pílulas anticoncepcionais são altamente eficazes na prevenção da gravidez quando tomadas corretamente, mas não são 100% eficazes. A taxa de falha das pílulas anticoncepcionais é de cerca de 0,3% ao ano, o que significa que cerca de 3 em cada 1.000 mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais engravidarão a cada ano.

Existem algumas razões pelas quais a gravidez pode ocorrer após tomar pílulas anticoncepcionais. Um dos motivos é que as pílulas anticoncepcionais nem sempre interrompem a ovulação. A ovulação é a liberação de um óvulo do ovário. Se um óvulo for liberado, ele pode ser fertilizado pelo espermatozoide e resultar em gravidez.

Outra razão pela qual a gravidez pode ocorrer após tomar pílulas anticoncepcionais é que as pílulas anticoncepcionais nem sempre impedem a implantação. A implantação é o processo pelo qual um óvulo fertilizado se fixa ao revestimento do útero. Se um óvulo fertilizado for implantado, ele poderá crescer e se transformar em um bebê.

Finalmente, a gravidez pode ocorrer após tomar pílulas anticoncepcionais se as pílulas não forem tomadas corretamente. Por exemplo, se uma mulher se esquece de tomar uma pílula ou toma as pílulas na hora errada, a eficácia das pílulas pode ser reduzida.

Se você está preocupado com a possibilidade de gravidez após tomar pílulas anticoncepcionais, converse com seu médico. Seu médico pode ajudá-la a determinar se você está grávida e fornecer informações sobre outros métodos contraceptivos.