casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Quantas mulheres morrem durante o parto?
A taxa de mortalidade materna (TMM) é o número de mulheres que morrem por causas relacionadas à gravidez durante a gravidez, o parto ou nos primeiros 42 dias após o parto, por 100.000 nascidos vivos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a MMR global em 2020 foi estimada em 211 mortes por 100.000 nascidos vivos, abaixo dos 343 em 2000. No entanto, há uma variação significativa entre os países, com alguns países tendo MMRs tão baixos quanto 2 e outros até 1.300.
A África Subsariana tem a TMM mais elevada do mundo, sendo responsável por dois terços de todas as mortes maternas. Em 2020, a MMR na África Subsariana foi estimada em 542 mortes por 100.000 nados-vivos.
As principais causas de morte materna são:
- Sangramento intenso
- Infecção
- Eclâmpsia
- Aborto inseguro
- Trabalho de parto obstruído
Apesar dos progressos na redução da MMR, esta continua a ser um grande desafio de saúde pública, especialmente nos países de baixo rendimento. Melhorar o acesso a cuidados de saúde maternos de qualidade, incluindo cuidados pré-natais, assistência qualificada ao parto e cuidados obstétricos de emergência, é essencial para reduzir a MMR.