casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Quão comum é uma jovem sofrer um aborto espontâneo no primeiro trimestre de gravidez?

Infelizmente, os abortos espontâneos são bastante comuns durante os primeiros estágios da gravidez, principalmente no primeiro trimestre. É importante compreender que o aborto espontâneo não é incomum e não é culpa da mulher que o sofre.

As estatísticas mostram que cerca de 10 a 25% de todas as gestações clinicamente reconhecidas terminam em aborto espontâneo. No entanto, estima-se que a taxa real pode ser maior, já que alguns abortos espontâneos ocorrem antes mesmo de a mulher perceber que está grávida.

O risco de aborto espontâneo é maior durante as primeiras semanas de gravidez, especificamente antes da 12ª semana. O risco geralmente diminui à medida que a gravidez avança e, no segundo trimestre, as chances de aborto espontâneo tornam-se muito menores.

É importante lembrar que cada gravidez é única e nem todas as mulheres sofrem abortos espontâneos. Muitas mulheres têm uma gravidez bem-sucedida após sofrerem um aborto espontâneo. Se você está preocupado com o risco de aborto espontâneo ou teve vários abortos espontâneos, é sempre aconselhável conversar com seu médico para obter orientação e apoio.