casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Estou grávida de quase seis semanas e meu coração está batendo tão mais rápido que parece uma ansiedade que me dá falta de ar. Alguém mais teve isso afetará a gravidez?
Palpitações, ou sensação de coração acelerado, acelerado ou interrompido, são um sintoma comum no início da gravidez. Eles geralmente começam por volta da sexta semana de gravidez, atingem o pico por volta da oitava a décima semana e, então, gradualmente começam a se estabilizar no final do segundo trimestre.
Causas A causa mais provável de palpitações no início da gravidez são as alterações nos níveis hormonais, principalmente a progesterona. A progesterona faz com que os vasos sanguíneos relaxem e se alarguem, o que pode levar a uma ligeira queda na pressão arterial, fazendo com que o coração tenha que bombear mais rápido para manter a circulação.
Outros fatores que podem contribuir para palpitações durante a gravidez incluem:
* Aumento dos níveis de ansiedade ou estresse
* Anemia
* Problemas de tireóide
* Flutuações de açúcar no sangue
Efeitos na gravidez Na maioria dos casos, as palpitações durante a gravidez não são motivo de preocupação e não afetam a gravidez ou o desenvolvimento do bebê. Porém, se forem graves, persistentes ou acompanhados de outros sintomas, como dor no peito, desmaios ou falta de ar, é importante consultar um profissional de saúde.
Como controlar palpitações Aqui estão algumas dicas para ajudar a controlar as palpitações durante a gravidez:
* Pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação
*Evite cafeína, nicotina e álcool
*Beba bastante líquido
* Faça pequenas refeições regulares
* Faça exercícios regularmente
*Apoie-se em travesseiros quando estiver deitado
*Evite roupas apertadas
*Tome um banho quente