casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Os médicos devem saber sobre a gravidez ectópica às 14 semanas?

É muito provável que uma gravidez ectópica geralmente seja diagnosticada por volta das 14 semanas.

Uma gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Uma gravidez ectópica é uma doença grave e pode ser fatal se romper. A maioria das gestações ectópicas ocorre no primeiro trimestre da gravidez e os sintomas geralmente são semelhantes aos de uma gravidez normal. Isso inclui falta de menstruação, sensibilidade mamária e fadiga. No entanto, mulheres com gravidez ectópica também podem sentir dor abdominal, sangramento vaginal e tontura.

A gravidez ectópica pode ser diagnosticada por ultrassom. Um ultrassom é uma técnica de imagem médica que usa ondas sonoras para criar imagens do interior do corpo. Um ultrassom pode mostrar a localização do óvulo fertilizado e determinar se ele é viável.

Se uma gravidez ectópica for diagnosticada, normalmente é necessário tratamento para remover o óvulo fertilizado e estancar o sangramento. As opções de tratamento incluem cirurgia, medicação e espera vigilante. A melhor opção de tratamento dependerá da situação específica da mulher.