casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Por que uma mulher que não está grávida urina sangue e coágulos?

Pode haver vários motivos para uma mulher apresentar sangue na urina (hematúria) com ou sem coágulos sanguíneos, apesar de não estar grávida. Estes sintomas devem ser sempre avaliados por um profissional de saúde, principalmente se forem persistentes ou acompanhados de outros sintomas. Algumas causas possíveis incluem:

1. Infecção do Trato Urinário (ITU) :Uma ITU é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do sistema urinário, incluindo bexiga, rins, ureteres e uretra. As ITUs geralmente causam sintomas como micção frequente, dor ou sensação de queimação ao urinar e, às vezes, presença de sangue na urina.
2. Pedras nos Rins :As pedras nos rins são massas sólidas de minerais e sais que se formam nos rins. Quando essas pedras se movem pelo trato urinário, podem causar dor (comumente chamada de cólica renal) e resultar em sangue na urina.
3. Endometriose :Em mulheres com endometriose, tecido semelhante ao revestimento do útero (endométrio) é encontrado fora do útero, como na cavidade pélvica ou em outros órgãos. Durante os períodos menstruais ou em outros momentos, o tecido endometrial pode se desprender e se romper, causando sintomas que incluem dor pélvica, sangramento uterino anormal e, às vezes, sangue na urina.
4. Trauma ou lesão uretral :Lesão ou trauma na uretra, o tubo através do qual a urina passa da bexiga para o exterior do corpo, pode causar sangramento e presença de sangue na urina. Isso pode ocorrer como resultado de certos procedimentos médicos ou outros tipos de trauma.
5. Doença Renal Policística (PKD) :PKD é uma doença hereditária caracterizada por múltiplos cistos nos rins. À medida que estes cistos aumentam, eles podem comprimir e obstruir as estruturas normais dos rins, levando a complicações, incluindo sangue na urina.
6. Certos medicamentos e uso de substâncias :Alguns medicamentos, como certos antibióticos ou anticoagulantes, têm o potencial de causar efeitos colaterais como sangue na urina ou hematomas. Além disso, o uso excessivo de drogas ou substâncias recreativas pode prejudicar os rins ou o sistema urinário, resultando em sangue na urina.

É essencial que qualquer mulher com sangue na urina procure atendimento médico adequado para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O profissional de saúde levará em consideração o histórico médico do indivíduo, realizará quaisquer exames ou estudos de imagem necessários e poderá recomendar um tratamento adicional com base na causa subjacente.