casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

E se a sua menstruação atrasar 16 dias, você fez 2 testes de gravidez há dois anos, ambos negativos e ainda não, e agora?

Possíveis explicações para menstruação tardia e testes de gravidez negativos:

* A ovulação pode ter ocorrido mais tarde do que o esperado. Isso pode acontecer por vários motivos, como estresse, doença ou mudanças na dieta ou na rotina de exercícios. Uma ovulação tardia pode resultar num período tardio, mesmo que não esteja grávida.
* Seu corpo pode estar produzindo níveis baixos do hormônio da gravidez hCG. Às vezes, isso pode acontecer no início da gravidez, quando os níveis de hCG ainda estão muito baixos para serem detectados por um teste de gravidez caseiro. Se você acha que pode estar grávida, mesmo que tenha um teste de gravidez negativo, vale a pena fazer um exame de sangue para verificar os níveis de hCG.
* Você pode ter um problema de saúde que está causando o atraso da sua menstruação. Isso pode incluir condições como problemas de tireoide, diabetes ou síndrome dos ovários policísticos (SOP). Se você estiver preocupado com o atraso da menstruação, vale a pena consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.

O que fazer a seguir:

* Espere alguns dias e faça outro teste de gravidez. Se a sua menstruação ainda estiver atrasada e você ainda tiver testes de gravidez negativos, vale a pena esperar mais alguns dias e fazer outro teste. Isso dará tempo para que os níveis de hCG aumentem, se você estiver grávida.
* Consulte um médico se sua menstruação atrasar mais de 10 dias. Se a sua menstruação atrasar mais de 10 dias, vale a pena consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes. O seu médico pode recomendar um exame de sangue para verificar os níveis de hCG ou um ultrassom para examinar o útero e os ovários.

Lembre-se de que uma menstruação atrasada não significa necessariamente que você esteja grávida. Há muitas explicações possíveis para o atraso da menstruação, por isso é importante consultar um médico se tiver dúvidas.