casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Como é possível amamentar quando você não está grávida?

Galactorreia fisiológica

Algumas mulheres experimentam a lactação, ou produção de leite materno, sem estarem grávidas. Esta condição é conhecida como galactorreia fisiológica e é causada por vários fatores, incluindo:

* Níveis elevados de prolactina: A prolactina é um hormônio que estimula a produção de leite. Em mulheres que não estão grávidas, níveis elevados de prolactina podem ser causados ​​por vários fatores, incluindo certos medicamentos, problemas de tireoide e tumores da glândula pituitária.
* Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos e terapia de reposição hormonal, podem causar aumento dos níveis de prolactina e causar galactorreia.
* Estresse: O estresse também pode levar ao aumento dos níveis de prolactina e galactorreia.

A galactorreia fisiológica geralmente não é motivo de preocupação e não requer tratamento. No entanto, se você estiver preocupado com a galactorreia, é importante consultar o seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.

Lactação induzida

Também é possível induzir a lactação em mulheres que nunca engravidaram. Isto é feito tomando certos medicamentos, como metoclopramida ou domperidona, que estimulam a produção de leite. A lactação induzida às vezes é usada por mulheres que desejam amamentar uma criança que não é biologicamente sua.

O que fazer se você estiver amamentando e não estiver grávida

Se você está amamentando e não está grávida, há algumas coisas que você pode fazer:

* Consulte seu médico: É importante consultar o seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes que possam estar causando a galactorreia.
* Use sutiã: Usar sutiã pode ajudar a apoiar os seios e evitar vazamentos.
* Evite estimular os seios: A estimulação dos seios pode aumentar a produção de leite, por isso é melhor evitar tocar ou massagear os seios.
* Fale com um consultor de lactação: Um consultor de lactação pode fornecer apoio e conselhos sobre como tratar a galactorreia.