casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Por que as mulheres têm que dar à luz?
Os humanos são uma espécie que se reproduz através do nascimento vivo, e as mulheres são o sexo biológico que gera a gravidez. Existem várias razões pelas quais as mulheres têm de dar à luz, tanto biológicas como sociais.
Razões biológicas *
O sistema reprodutivo humano foi projetado para nascimentos vivos. O sistema reprodutor feminino consiste em útero, colo do útero, vagina e ovários. O útero é um órgão muscular que abriga e nutre o embrião e o feto em desenvolvimento. O colo do útero é a abertura do útero e se dilata durante o trabalho de parto para permitir a passagem do bebê. A vagina é o canal do parto e é através dela que o bebê nasce.
*
Os bebês humanos nascem em um estágio de desenvolvimento relativamente precoce em comparação com outros animais. Isto significa que eles são incapazes de sobreviver fora do útero por muito tempo. O período de gestação dos humanos é de cerca de 9 meses e, quando o bebê nasce, ele ainda é imaturo em muitos aspectos. Por exemplo, os seus pulmões e sistema digestivo ainda não estão totalmente desenvolvidos e não é capaz de regular a sua própria temperatura corporal.
Razões sociais *
Na maioria das sociedades, espera-se que as mulheres dêem à luz. Ter filhos é visto como uma parte natural e esperada da vida das mulheres. Em algumas culturas, as mulheres que não dão à luz são vistas como incompletas ou menos valiosas.
*
As mulheres que dão à luz são frequentemente vistas como mais carinhosas e atenciosas. Isso ocorre porque a gravidez e o parto exigem muito altruísmo e sacrifício. As mulheres que deram à luz são frequentemente vistas como mais capazes de cuidar dos filhos e das famílias.
Claro, também existem algumas desvantagens em dar à luz. A gravidez e o parto podem ser física e emocionalmente exigentes e também podem trazer riscos tanto para a mãe como para o bebé. Contudo, para a maioria das mulheres, as recompensas de dar à luz superam os riscos.