casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Você precisa tomar uma injeção para o fator RH em todas as gestações?
A necessidade de uma injeção de fator Rh durante a gravidez depende da compatibilidade Rh entre a mãe e o feto. Se a mãe for Rh negativo e o pai for Rh positivo ou Rh desconhecido, há uma chance de o feto ser Rh positivo. Nesses casos, a mãe Rh negativo pode precisar receber imunoglobulina Rh (RhIg), comumente conhecida como “injeção do fator Rh”, durante a gravidez e após o parto.
O objetivo da injeção do fator Rh é evitar que o sistema imunológico da mãe desenvolva anticorpos contra células sanguíneas Rh positivas, que podem atravessar a placenta e levar a uma condição chamada doença Rh em gestações Rh positivas subsequentes.
A injeção do fator Rh é normalmente administrada por volta da 28ª semana de gravidez e novamente dentro de 72 horas após o parto se o bebê for Rh positivo ou Rh desconhecido. Em alguns casos, uma dose adicional pode ser recomendada se a mãe sofrer certos eventos durante a gravidez, como aborto espontâneo, aborto ou procedimentos invasivos.
É importante que as mães Rh-negativas recebam cuidados pré-natais adequados e sigam as recomendações do seu médico para controlar a incompatibilidade de Rh e prevenir a doença Rh. O monitoramento regular e a administração oportuna de RhIg podem ajudar a proteger futuras gestações Rh-positivas.
Se você tiver dúvidas sobre o fator Rh e a gravidez, é melhor consultar seu médico para orientação e tratamento personalizados.