casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
O que acontece se Duphaston for tomado durante a gravidez?
Duphaston (didrogesterona) é um medicamento progestágeno sintético usado no tratamento de uma variedade de condições, incluindo amenorreia, sangramento uterino anormal e infertilidade. Às vezes, também é usado como parte da terapia de reposição hormonal (TRH) em mulheres.
Se Duphaston for tomado durante a gravidez, pode ter os seguintes efeitos: *
Aumento do risco de defeitos congênitos: Duphaston tem sido associado a um risco aumentado de certos defeitos congênitos, incluindo defeitos do tubo neural (como espinha bífida) e fenda labial e palatina. O risco destes defeitos é maior quando Duphaston é tomado durante o primeiro trimestre de gravidez.
*
Gravidez ectópica: Duphaston pode aumentar o risco de gravidez ectópica, que é uma condição na qual o óvulo fertilizado se implanta fora do útero.
*
Aborto: Duphaston pode aumentar o risco de aborto espontâneo, especialmente se for tomado em doses elevadas.
É importante observar que esses riscos são relativamente pequenos e que a maioria das mulheres que toma Duphaston durante a gravidez não apresenta problemas. No entanto, ainda é importante avaliar os riscos e benefícios de tomar Duphaston antes de decidir se deve ou não tomá-lo durante a gravidez. Se você estiver grávida ou planejando engravidar, converse com seu médico sobre se Duphaston é adequado ou não para você. Aqui estão algumas coisas adicionais que você deve ter em mente se estiver tomando Duphaston durante a gravidez: *
Tome o medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. Não tome mais ou menos medicamento do que o prescrito e não o tome com mais frequência do que o prescrito.
*
Informe ao seu médico sobre todos os outros medicamentos que você está tomando, incluindo medicamentos prescritos, medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos de ervas. Alguns medicamentos podem interagir com Duphaston, por isso é importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando.
*
Chame seu médico imediatamente se sentir quaisquer efeitos colaterais do Duphaston, como náusea, vômito, dor de cabeça ou tontura. Duphaston é um medicamento seguro e eficaz quando usado corretamente. No entanto, é importante estar ciente dos riscos potenciais de tomar Duphaston durante a gravidez.