casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Qual é a outra coisa além do peso ao nascer? Você consegue pensar em outro efeito que fumar pode ter no feto?
Fumar durante a gravidez pode ter vários efeitos negativos no feto, além do baixo peso ao nascer. Esses efeitos incluem:
- Aumento do risco de parto prematuro:Fumar durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro, o que pode levar a uma série de problemas de saúde para o bebé, incluindo problemas respiratórios, atrasos no desenvolvimento e paralisia cerebral.
- Aumento do risco de descolamento prematuro da placenta:O descolamento prematuro da placenta é uma condição na qual a placenta se separa da parede do útero antes do nascimento do bebê. Isso pode causar sangramento grave e ser fatal tanto para a mãe quanto para o bebê.
- Aumento do risco de deficiências congênitas:Fumar durante a gravidez aumenta o risco de uma série de deficiências congênitas, incluindo fenda labial e palatina, defeitos cardíacos e defeitos do tubo neural, como espinha bífida.
- Aumento do risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSI):a SMSL é a principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade. Fumar durante a gravidez aumenta o risco de SIDS em duas a três vezes.
- Problemas de saúde a longo prazo:As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez têm maior probabilidade de ter uma série de problemas de saúde a longo prazo, incluindo asma, bronquite, pneumonia, infecções nos ouvidos e dificuldades de aprendizagem.