casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Posso abortar após 16 semanas de gravidez?

A legalidade e a acessibilidade do aborto após as 16 semanas de gravidez variam em todo o mundo. Em muitos países, existem limites gestacionais sobre quando o aborto pode ser realizado, enquanto algumas jurisdições permitem o aborto até o ponto de viabilidade ou até mais tarde em determinadas circunstâncias.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Supremo Tribunal decidiu no caso Roe v. Wade (1973) que as mulheres têm o direito constitucional ao aborto até ao ponto de viabilidade, que normalmente ocorre por volta das 24 semanas de gestação. No entanto, cada estado pode estabelecer as suas próprias restrições após a viabilidade, desde que não coloque um “fardo indevido” no direito da mulher ao acesso ao aborto. Como resultado, alguns estados promulgaram leis que restringem ou proíbem o aborto após um determinado número de semanas, com alguns estados estabelecendo o limite em 20 semanas, 24 semanas ou 28 semanas. No entanto, estas restrições foram contestadas em tribunal e a sua constitucionalidade é frequentemente debatida.

Canadá

No Canadá, o aborto é legal durante toda a gravidez. No entanto, após 20 semanas de gestação, o aborto deve ser realizado em um hospital ou clínica credenciada pela Associação Canadense de Obstetras e Ginecologistas (CAOG).

Reino Unido

No Reino Unido, o aborto é legal até 24 semanas de gestação. No entanto, existem excepções para os casos em que a continuação da gravidez representa um risco grave para a vida ou a saúde física ou mental da mulher grávida, ou quando existe um risco substancial de o feto sofrer de uma anomalia física ou mental grave.

Outros países

As leis relativas ao aborto após 16 semanas variam significativamente de país para país. Em alguns países, como a China, o aborto é geralmente legal durante toda a gravidez, enquanto noutros, como a Polónia, é altamente restrito ou ilegal, exceto em determinadas circunstâncias. É sempre importante consultar as leis e regulamentos específicos da jurisdição em questão ao determinar a legalidade e acessibilidade do aborto após as 16 semanas de gravidez.