casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
O que significa se não houver batimento cardíaco no ultrassom, mas os testes de gravidez indicarem que você ainda está grávida?
Um teste de gravidez detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina ou no sangue. Este hormônio é produzido pela placenta depois que um óvulo fertilizado se implanta no útero. Portanto, um teste de gravidez positivo geralmente significa que você está grávida.
O ultrassom, por outro lado, é uma técnica de imagem médica que usa ondas sonoras para produzir imagens do interior do corpo. Durante uma ultrassonografia da gravidez, o médico pode ver o feto em desenvolvimento e seus batimentos cardíacos.
Se você tiver um teste de gravidez positivo, mas nenhum batimento cardíaco for detectado no ultrassom, isso pode significar várias coisas:
*
A gravidez é muito precoce. O primeiro batimento cardíaco geralmente pode ser detectado em um ultrassom é por volta das 6 semanas de gravidez. Se você estiver grávida de menos de 6 semanas, é possível que o embrião seja simplesmente pequeno demais para ver os batimentos cardíacos.
*
O embrião parou de se desenvolver. Infelizmente, esta é uma possibilidade e é conhecida como aborto espontâneo ou aborto silencioso. Às vezes, o embrião para de crescer, mas o corpo não inicia imediatamente o processo de aborto. Uma repetição do ultrassom, geralmente em 1 a 2 semanas, pode confirmar se o embrião ainda está vivo ou não.
*
Há um problema com a gravidez. Certas condições médicas, como uma gravidez ectópica (quando o embrião se implanta fora do útero) ou uma gravidez molar (uma condição rara em que um tumor se forma no útero em vez de um embrião), podem fazer com que um teste de gravidez seja positivo, mesmo que haja não há embrião viável.
Se você tiver um teste de gravidez positivo, mas nenhum batimento cardíaco for detectado no ultrassom, é importante consultar seu médico para fazer mais exames para determinar o que está acontecendo.