casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Com que idade você deve ser examinado para ver se há problemas durante a gravidez?
Não existe uma idade específica em que as mulheres grávidas sejam examinadas rotineiramente para síndrome de Down. No entanto, existem certos fatores que podem aumentar o risco de ter um bebê com síndrome de Down, e as mulheres grávidas que se enquadram nessas categorias podem receber exames adicionais ou testes de diagnóstico.
Fatores de risco aumentados para síndrome de Down: * Idade materna avançada:o risco de ter um bebê com síndrome de Down aumenta à medida que aumenta a idade da mãe.
* História familiar de síndrome de Down:se um familiar próximo (como um pai ou irmão) tiver síndrome de Down, o risco de ter um bebê com a doença aumenta.
* Gravidez anterior de um bebê com síndrome de Down:se uma mulher já teve um bebê com síndrome de Down, o risco de ter outro bebê com a doença aumenta.
* Certas condições médicas:algumas condições médicas, como diabetes e distúrbios da tireoide, podem aumentar o risco de ter um bebê com síndrome de Down.
Às mulheres grávidas que se enquadram em uma ou mais dessas categorias podem ser oferecidos exames de triagem adicionais, como exames de sangue ou ultrassom, para avaliar o risco de ter um bebê com síndrome de Down. Se os testes de triagem indicarem um risco aumentado, pode ser oferecido à mulher um teste diagnóstico, como amniocentese ou amostragem de vilosidades coriônicas (CVS), para confirmar o diagnóstico.
É importante observar que ter um risco aumentado de síndrome de Down não significa que uma mulher terá definitivamente um bebê com a doença. A maioria dos bebês nascidos de mulheres com risco aumentado são saudáveis.