casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Como é diagnosticado um natimorto?
Natimorto é a perda de uma gravidez após 20 semanas de gestação ou após o feto atingir o peso de 500 gramas (1 libra). O natimorto pode ser diagnosticado por vários métodos, incluindo:
-
Ultrassom: Um ultrassom é um procedimento indolor que usa ondas sonoras para criar imagens do feto. Se um ultrassom mostrar que o feto não tem batimentos cardíacos ou movimentos, será declarado um natimorto.
-
Fetoscópio: Um fetoscópio é um tubo fino com uma luz e uma câmera na extremidade que é inserida no útero. Um fetoscópio pode ser usado para observar diretamente o feto e verificar sinais de vida.
-
Exames de sangue: Os exames de sangue podem ser usados para medir os níveis de hormônios produzidos pela placenta. Se os níveis desses hormônios estiverem baixos, pode ser um sinal de natimorto.
-
Exame físico: Um exame físico do abdômen da mãe pode revelar sinais de natimorto, como falta de movimento fetal ou diminuição do tamanho do útero.
Na maioria dos casos, o natimorto é diagnosticado com base nos resultados de um ultrassom e de um exame físico. Se houver alguma dúvida sobre a ocorrência de natimorto, exames adicionais, como fetoscópio ou exames de sangue, podem ser solicitados.