casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Como você planejou a gravidez de gêmeos? E é seguro?
Planejar uma gravidez de gêmeos não é uma ciência exata e não existem métodos garantidos para aumentar suas chances de ter gêmeos. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar a gravidez gemelar, como:
1.
Genética: Mulheres com histórico familiar de gêmeos têm maior probabilidade de ter gêmeos. Se sua mãe, irmã ou tia teve gêmeos, você terá uma chance maior de conceber gêmeos.
2.
Idade: Mulheres com mais de 35 anos têm maior probabilidade de ter gêmeos. Isso ocorre porque as mulheres mais velhas têm níveis mais elevados de um hormônio chamado hormônio folículo-estimulante (FSH), que pode causar ovulações múltiplas.
3.
Corrida: As mulheres afro-americanas têm maior probabilidade de ter gêmeos do que as mulheres de outras raças. A razão exata para isso é desconhecida, mas pode ser devido a fatores genéticos ou ambientais.
4.
Tecnologias de reprodução assistida (TARV): Mulheres que realizam TARV, como fertilização in vitro (FIV), têm maior chance de ter gêmeos. Isso ocorre porque vários embriões são frequentemente implantados durante a fertilização in vitro para aumentar as chances de gravidez.
É importante observar que embora esses fatores possam aumentar a probabilidade de ter gêmeos, eles não garantem que você conceba gêmeos. Além disso, existem alguns riscos potenciais associados à gravidez gemelar, como:
* Nascimento prematuro
* Baixo peso ao nascer
*Diabetes gestacional
* Pré-eclâmpsia
* Descolamento placentário
Se você está pensando em planejar uma gravidez de gêmeos, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios envolvidos. Eles podem ajudá-la a tomar uma decisão informada sobre se a gravidez gemelar é ou não adequada para você.