casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
HCG e beta são o mesmo teste para gravidez?
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) e a beta-gonadotrofina coriônica humana (beta-hCG) são dois hormônios intimamente relacionados que são produzidos durante a gravidez. hCG é um hormônio glicoproteico composto por duas subunidades, alfa e beta. A subunidade beta do hCG é exclusiva da gravidez e é a base para a maioria dos testes de gravidez.
O hCG é produzido pelo embrião em desenvolvimento e é detectável na urina e no sangue 6 a 10 dias após a concepção. Os níveis de hCG aumentam rapidamente durante o início da gravidez e atingem o pico por volta das 10-12 semanas. Após este período, os níveis de hCG diminuem ligeiramente, mas permanecem elevados durante a gravidez.
Beta-hCG é uma forma específica de hCG produzida pelas células trofoblásticas da placenta em desenvolvimento. O beta-hCG também é detectável na urina e no sangue, e seus níveis aumentam e diminuem da mesma forma que o hCG. No entanto, o beta-hCG é mais específico para a gravidez do que o hCG e é o marcador preferido para testes de gravidez.
Os testes de gravidez funcionam detectando a presença de beta-hCG na urina ou no sangue. Se houver presença de beta-hCG, o teste indicará que a mulher está grávida. Os testes de gravidez podem ser adquiridos sem receita e são fáceis de usar. Eles podem fornecer um resultado confiável já 10 dias após a concepção.
Além dos testes de gravidez, os níveis de beta-hCG também são usados para monitorar a saúde da gravidez e para diagnosticar certas condições relacionadas à gravidez, como gravidez ectópica e doença trofoblástica gestacional.