casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Os produtos de limpeza doméstica são perigosos durante a gravidez?

Sim, os produtos de limpeza doméstica podem libertar substâncias químicas nocivas no ar, o que pode ser perigoso para as mulheres grávidas e para os fetos. Esses produtos químicos podem ser absorvidos pelos pulmões e pela pele da mulher grávida e depois transmitidos ao feto. A exposição prolongada a esses produtos químicos pode levar a vários problemas graves de saúde, como problemas respiratórios, irritação da pele, irritação nos olhos, dores de cabeça, náuseas, tonturas e até defeitos congênitos.

Embora todos os produtos de limpeza possam liberar produtos químicos potencialmente perigosos, existem alguns culpados comuns com os quais você deve ter especial cuidado:

1. Alvejante :este produto contém hipoclorito de sódio, um produto químico corrosivo que pode irritar o trato respiratório e causar dificuldades respiratórias. Também pode liberar vapores tóxicos quando misturado com outros produtos químicos, como amônia.
2. Amônia :este é outro produto químico corrosivo que pode irritar o trato respiratório e os olhos. Também pode liberar vapores tóxicos quando misturado com outros produtos químicos, como alvejantes.
3. Limpadores de forno :esses produtos geralmente contêm produtos químicos agressivos, como hidróxido de sódio (soda cáustica) ou hidróxido de potássio, que podem causar queimaduras e danos aos olhos se não forem manuseados adequadamente.
4. Limpadores de vasos sanitários :Esses produtos geralmente contêm ácido clorídrico, que pode irritar a pele e os olhos e causar problemas respiratórios se inalado.
5. Lubrificantes para móveis e ambientadores :Esses produtos geralmente contêm compostos orgânicos voláteis (COV), que podem causar dores de cabeça e náuseas.

Sempre que utilizar produtos de limpeza, é fundamental que a gestante se proteja:

- Garantir ventilação adequada abrindo janelas e portas durante a limpeza.
- Usar luvas para proteger a pele do contato direto com soluções de limpeza.
- Evitar misturar diferentes produtos de limpeza, pois podem criar vapores perigosos.
- Seguir atentamente as instruções do rótulo do produto e manter sempre os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.
- Optar por alternativas naturais sempre que possível, como vinagre, bicarbonato de sódio e suco de limão.