casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Quantos métodos de gravidez?

Existem dois métodos principais de gravidez:reprodução sexuada e reprodução assexuada.

Reprodução sexual envolve a fusão de dois gametas, um gameta masculino (espermatozoide) e um gameta feminino (óvulo), para formar um zigoto. O zigoto então se desenvolve em um embrião e, eventualmente, em um feto. A reprodução sexual é o método mais comum de reprodução em animais e plantas, incluindo humanos.

Reprodução assexuada não envolve a fusão de gametas. Em vez disso, um novo indivíduo é produzido a partir de um único progenitor. Existem muitos tipos diferentes de reprodução assexuada, incluindo brotação, fissão e fragmentação. A reprodução assexuada é comum em algumas plantas, animais e fungos, mas é relativamente rara em humanos.

Além desses dois métodos principais de gravidez, existem também algumas outras maneiras pelas quais uma gravidez humana pode ocorrer. Estes incluem:

* Fertilização in vitro (FIV) :A fertilização in vitro é um tratamento de fertilidade em que os óvulos são fertilizados com espermatozoides fora do corpo. Os embriões resultantes são então transferidos para o útero.
* Transferência de embriões :A transferência de embriões é um tratamento de fertilidade no qual os embriões criados por fertilização in vitro são transferidos para o útero de uma mulher que não é a mãe biológica dos óvulos.
* Inseminação artificial :A inseminação artificial é um tratamento de fertilidade no qual o esperma é coletado de um homem e depois inserido na vagina ou no colo do útero de uma mulher.
* Gravidez substituta :A gravidez substituta é um acordo em que uma mulher concorda em engravidar outra mulher. A mãe de aluguel recebe um embrião criado por fertilização in vitro. Assim que o bebê nasce, a mãe substituta o entrega aos futuros pais.

Estes são apenas alguns dos diferentes métodos de gravidez. O método utilizado dependerá das circunstâncias individuais da mulher ou casal que está tentando engravidar.