casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
É verdade que a incompatibilidade Rh entre uma mulher sensibilizada e um feto Rh pode causar doença hemolítica no recém-nascido?
Sim, a incompatibilidade Rh entre uma mulher sensibilizada e um feto Rh- pode causar doença hemolítica do recém-nascido (HDN). HDN ocorre quando uma mãe Rh negativo desenvolveu anticorpos contra células sanguíneas Rh positivas. Isso pode acontecer durante uma gravidez anterior com um feto Rh positivo ou após uma transfusão de sangue com sangue Rh positivo.
Se a mãe for Rh negativo e o feto for Rh positivo, o sistema imunológico da mãe pode ver as células sanguíneas Rh positivas do feto como estranhas e produzir anticorpos contra elas. Esses anticorpos podem atravessar a placenta e atacar os glóbulos vermelhos do feto, causando sua decomposição (hemólise). Isso pode causar anemia, icterícia e outros problemas graves de saúde no feto ou no recém-nascido. A HDN pode ser prevenida pela administração de imunoglobulina Rh (RhIg) a mulheres Rh negativas em determinados momentos durante a gravidez e após o parto. RhIg é um medicamento que ajuda a impedir que o sistema imunológico da mãe produza anticorpos contra células sanguíneas Rh positivas.