casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

Quanto álcool durante a gravidez?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que as mulheres evitem álcool durante a gravidez. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem ter efeitos negativos no feto em desenvolvimento, inclusive causando a síndrome alcoólica fetal (SAF). A SAF é um defeito congênito grave que pode causar problemas físicos, mentais e comportamentais para o resto da vida.

Não existe uma quantidade segura conhecida de álcool para consumir durante a gravidez. No entanto, alguns estudos sugerem que beber quantidades moderadas de álcool (menos de 1 bebida por dia) pode não estar associado a um risco aumentado de SAF. No entanto, é importante notar que mesmo o consumo moderado de álcool pode ter outros efeitos negativos na gravidez, tais como aumentar o risco de aborto espontâneo e parto prematuro.

Se você está grávida ou planeja engravidar, a melhor maneira de proteger seu bebê é evitar completamente o álcool. Se você está lutando contra o vício do álcool, procure ajuda. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-la a superar o vício e ter uma gravidez saudável.