casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde Gravidez
Miomas uterinos e gravidez:como a UF afeta a gravidez
Miomas uterinos são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem na parede muscular do útero . A maioria dos miomas são pequenos e não causam sintomas. No entanto, alguns miomas podem crescer e causar uma variedade de problemas, incluindo:
* Sangramento menstrual intenso
* Dor pélvica
* Infertilidade
* Complicações na gravidez
Os miomas podem afetar a gravidez de diversas maneiras: *
Os miomas podem bloquear as trompas de falópio, o que pode impedir a ocorrência da fertilização. *
Os miomas podem alterar o formato do útero, o que pode dificultar a implantação de um óvulo fertilizado. *
Os miomas podem crescer durante a gravidez e exercer pressão sobre o útero e outros órgãos, o que pode causar dor e desconforto. *
Os miomas podem aumentar o risco de certas complicações na gravidez, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e descolamento prematuro da placenta. Se você estiver grávida e tiver miomas, é importante conversar com seu médico sobre como controlar sua condição e reduzir o risco de complicações. O tratamento para miomas durante a gravidez pode incluir: *
Observação: Se os seus miomas forem pequenos e não causarem sintomas, seu médico pode recomendar simplesmente observá-los para garantir que não cresçam ou causem problemas.
*
Medicamentos: Medicamentos como a progesterona podem ser usados para diminuir miomas e reduzir os sintomas.
*
Cirurgia: Se os seus miomas forem grandes ou causarem sintomas significativos, seu médico poderá recomendar uma cirurgia para removê-los.
O tipo de tratamento mais adequado para você dependerá do tamanho, localização e número de seus miomas, bem como de seus sintomas individuais e estado de gravidez.