casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

O que saber sobre gravidez e

Gravidez e COVID-19

Aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber sobre gravidez e COVID-19:

1. Risco aumentado:As mulheres grávidas correm um risco aumentado de doença grave devido à COVID-19 em comparação com indivíduos não grávidas. Isso inclui maior risco de hospitalização, internação em UTI e morte.

2. Vacinação:As vacinas contra a COVID-19 são recomendadas para mulheres grávidas. A vacinação pode ajudar a proteger tanto a mãe grávida como o bebé dos efeitos graves do vírus. Foi demonstrado que a vacinação durante a gravidez produz anticorpos que podem atravessar a placenta e fornecer alguma proteção ao recém-nascido.

3. Condições pré-existentes:Mulheres grávidas com condições médicas preexistentes, como obesidade, doença pulmonar crónica, problemas cardíacos ou diabetes, correm um risco ainda maior de doenças graves devido à COVID-19. É importante que essas mulheres tomem precauções extras e sigam as orientações do médico.

4. Sintomas:Mulheres grávidas com COVID-19 podem apresentar sintomas semelhantes aos da população em geral, incluindo febre, tosse, falta de ar, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, perda de paladar ou olfato e dor de garganta. Algumas mulheres também podem sentir náuseas, vômitos ou diarreia.

5. Cuidados pré-natais:Os cuidados pré-natais regulares são cruciais durante a gravidez, mesmo durante a pandemia de COVID-19. As mulheres grávidas devem continuar a frequentar as consultas agendadas, salvo indicação em contrário do seu médico. Telessaúde ou visitas virtuais podem ser oferecidas como alternativa em alguns casos.

6. Parto:A infecção por COVID-19 durante a gravidez não parece aumentar o risco de parto prematuro ou outros resultados adversos da gravidez. No entanto, as mulheres com infeção grave por COVID-19 podem necessitar de uma monitorização mais rigorosa durante o trabalho de parto e parto.

7. Cuidados pós-parto:Após o parto, as mulheres que tiveram COVID-19 devem continuar a seguir as recomendações do seu médico relativamente aos cuidados pós-parto. Devem também praticar uma boa higiene, isolar-se se apresentarem sintomas e fazer testes, se necessário.

8. Amamentação:Atualmente, não há evidências de que a COVID-19 possa ser transmitida através do leite materno. A amamentação é incentivada porque fornece nutrientes e anticorpos importantes ao bebê. No entanto, as mães com COVID-19 devem tomar precauções como usar máscara e lavar as mãos antes de amamentar ou manusear o bebé.

9. Saúde Mental:A pandemia de COVID-19 pode causar stress, ansiedade e depressão em mulheres grávidas. É importante priorizar o bem-estar mental, buscando apoio de profissionais de saúde, conectando-se com entes queridos, praticando o autocuidado e gerenciando os níveis de estresse.

10. Vacinação para Bebés:Os bebés nascidos de mães que receberam a vacina contra a COVID-19 durante a gravidez podem ter alguma protecção contra o vírus a partir de anticorpos que passam através da placenta. No entanto, os bebés ainda devem receber a sua própria série de vacinas contra a COVID-19 quando atingirem a idade recomendada.

Lembre-se de manter-se informado e seguir as orientações fornecidas pelo seu médico, pois as recomendações podem mudar à medida que mais informações forem disponibilizadas sobre o COVID-19 e a gravidez.