casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde Gravidez

O que saber sobre mercúrio durante a gravidez ou amamentação

O que é mercúrio e como as pessoas são expostas a ele?

O mercúrio é um elemento natural que pode existir em diferentes formas, incluindo mercúrio elementar, mercúrio inorgânico e mercúrio orgânico. As pessoas podem ser expostas ao mercúrio através do ar, da água ou dos alimentos. As principais fontes de exposição ao mercúrio para mulheres grávidas e lactantes são o consumo de peixes e mariscos que contêm metilmercúrio, um tipo de mercúrio orgânico.

Como o mercúrio afeta o feto e o bebê?

O mercúrio pode atravessar a placenta e entrar no feto. Também pode passar da mãe que amamenta para o bebê através do leite materno. A exposição ao mercúrio pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso, o que pode levar a problemas de cognição, linguagem e habilidades motoras. Também pode causar outros problemas de saúde, como danos renais, perda auditiva e cegueira.

Como as mulheres grávidas e lactantes podem reduzir sua exposição ao mercúrio?

A melhor maneira de reduzir a exposição ao mercúrio é evitar comer peixes e mariscos que contenham altos níveis de metilmercúrio. Estes incluem:

* Peixe-espada
* Tubarão
* Cavala
* Peixe azulejo
* Atum albacora
* Atum rabilho
* Marlim

Você também deve limitar a ingestão de outros peixes e mariscos a duas a três porções por semana. O atum light enlatado é uma boa escolha, pois geralmente tem baixo teor de metilmercúrio.

O que as mulheres grávidas e lactantes devem fazer se estiverem preocupadas com a exposição ao mercúrio?

Se você estiver grávida ou amamentando e estiver preocupada com a exposição ao mercúrio, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar se você foi exposto ao mercúrio e recomendar maneiras de reduzir sua exposição.