De acordo com MayoClinic.com , um ultra-som é geralmente concluído durante o primeiro trimestre da gravidez para estabelecer uma data de vencimento. O procedimento é repetido entre as semanas 18 e 20 , quando o feto é mais desenvolvida . Em gestações de alto risco , ultra-sonografias podem ser realizados com mais freqüência.
Considerações de Segurança
De acordo com o site da CTV News, os cientistas estão começando a estudar os efeitos do ultra-sonografias em o desenvolvimento do cérebro do feto . Pesquisa realizada na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, apresentaram anormalidades cerebrais em ratos que foram expostos a ondas sonograma . Mas o líder da equipe de pesquisa, Dr. Pasko Rakic , disse que isso não é prova suficiente para justificar a cessação das ultra-sonografias para fins de diagnóstico .
Aviso
Pesquisador John Newnham , um médico da Universidade da Austrália Ocidental, king Edward Memorial Hospital, diz que não há diferenças de desenvolvimento são aparentes entre crianças que foram expostas ao ultra-som fetal várias vezes , enquanto no útero e os filhos de mulheres que tiveram apenas um ultra-som durante toda a sua gravidezes . Os EUA Food and Drug Administration , no entanto, adverte contra o uso desnecessário deste procedimento, e afirma que o equipamento de ultra-som deve ser utilizado apenas quando prescrito por um médico.