Desde as moléculas de nitrogênio no leite assemelham-se às moléculas de nitrogênio em melamina, ele não é detectado através de testes de ensaio de proteína . No entanto , quando se lida com o espectro de luz infravermelha , a melamina tem bandas de absorção que são especificamente e sensivelmente diferente do que os dos produtos lácteos . Esta qualidade torna possível a detecção de melamina com o uso de espectroscopia de infravermelho , mesmo a baixos níveis de concentração . O teste é rápido e fácil e não requer treinamento especial ou extração de melamina em pó a partir da fonte .
ELISA Kit
ELISA , ou Enzyme-Linked Immunosorbent Assay , é um kit de detecção rápida e confiável para a melamina em uma gama de produtos, incluindo alimentos para animais, produtos lácteos , glúten de trigo e concentrado de proteína de arroz. Com períodos de incubação , totalizando apenas 50 minutos , é a escolha ideal para a detecção de melamina rápido nos alimentos.
Unmodified Nanopartículas de Ouro
Este método novo e barato de detecção de melamina utiliza nanopartículas de ouro não modificados , de acordo com um estudo publicado pela Applied Physics Letter. As nanopartículas de ouro são combinados com um teste de cor dupla e precipitação e a interacção das nanopartículas de ouro e melamina cria uma mudança de cor na solução . A grande vantagem deste método em particular é que todo o teste leva 15 minutos para ser concluído. Este método é principalmente para a detecção de melamina no leite e pode revelar-se extremamente útil na detecção precoce nos países em desenvolvimento .