A avaliação inicial é a primeira fase dos cuidados de enfermagem materna e neonatal. O objetivo da avaliação inicial em enfermagem materna e neonatal é identificar os problemas a mãe eo bebê tenham ou possam vir a encontrar . Nesta fase , a enfermeira vai construir uma história da enfermagem para os pacientes.
Diagnóstico
Com o diagnóstico , a enfermeira maternal /neonatal interpreta os dados da avaliação para identificar a pontos fortes e os problemas da mãe e do bebê . O diagnóstico de enfermagem é legalmente , ética e conceitualmente distintos a partir de um diagnóstico médico , que está preocupado com os processos de doença e chegar a um código de diagnóstico. Alguns consideram esquema de classificação hierárquica de Maslow para o ser humano precisa de uma estrutura útil para o diagnóstico de enfermagem .
Planejamento
Na fase de planejamento , os trabalhos de enfermagem materna e neonatal com a mãe de articular e priorizar as intervenções e metas de cuidados de enfermagem . Freqüentemente, este processo traz outros membros da família . O resultado desta fase é um plano de cuidados por escrito . Mesmo se um plano de cuidados padronizado é usado, ele deve ser adaptado a situação individual e do bebê da mãe.
Implementação
Implementação é simplesmente a realização da assistência de enfermagem plano. Freqüentemente, a enfermeira terá de remeter para o plano de escrita original e modificá-lo em conjunto com a mãe durante esta fase. Este é um processo dialógico que está em curso.
Avaliação
Com a avaliação , os juízes de enfermagem materna e neonatal o progresso da mãe e do bebê em direção às metas de cuidados de enfermagem . Neste ponto, o cuidado de enfermagem pode ser cancelada caso as metas sejam atingidas , ou continuado se eles não são. A enfermeira e mãe também podem discutir a alteração das metas , se isso for necessário ou desejável para a mãe.
Tipos e Fontes de dados
Idealmente , através das cinco fases de cuidado , os enfermeiros trabalham com uma combinação de dados subjetivos e objetivos . Os dados subjectivos são as que o paciente por si só pode descrever , tais como dor . Dados objetivos , como os batimentos cardíacos maternos e fetais ou resultados de exames de sangue , são fisicamente verificável aos observadores. No entanto, na área de enfermagem materna e neonatal , apenas um paciente , a mãe, pode realmente descrever suas experiências subjetivas .