O sangue é transportado por todo o corpo em uma intrincada rede de veias e artérias , com as artérias que transportam sangue oxigenado e as veias que levam o sangue pobre em oxigênio . O sangue total é composto por quatro componentes: plasma , glóbulos vermelhos ( eritrócitos) também chamado de glóbulos brancos (chamados de leucócitos) e plaquetas. Cada tipo de funções de células do sangue de forma diferente , e todos os três são necessários para sustentar a vida.
Erythrocytes
Os eritrócitos lembram discos bicôncavos constituídas por uma proteína especializada chamada hemoglobina . Esta proteína atrai e capta as moléculas de oxigênio que o sangue circula por todo seus pulmões. Como os eritrócitos oxigenados viajar a partir dos pulmões , do coração e do resto do corpo , isto é oxigénio deixados nos tecidos do fornecimento de energia em caso de necessidade . Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias . O corpo constantemente substitui essas células mortas para manter seu corpo oxigenado.
Leucócitos
Os glóbulos brancos, ou leucócitos , se assemelham a esferas redondas opacos que são maiores do que eritrócitos e facilmente distinguidos sob o microscópio. A principal responsabilidade de leucócitos é produzir proteínas chamadas anticorpos. Estas proteínas engolfar invadindo bactérias , vírus e outras proteínas para proteger o corpo contra infecções, toxinas e alérgenos . Os glóbulos brancos são originárias da medula óssea . O corpo pode facilmente aumentar a produção , em resposta à infecção . Quando o médico vê uma contagem de glóbulos brancos elevada em sua amostra de sangue , é uma indicação de que você tem uma infecção.
Plaquetas
As plaquetas não são realmente células sanguíneas , mas fragmentos celulares que liberam substâncias químicas específicas que se acumulam nos pontos de lesão aberta para parar o sangramento . As plaquetas também são produzidas na medula óssea e possuem o mais curto tempo de vida de todas as suas células . Se você tem uma baixa contagem de plaquetas , que estão em risco de sangramento ou hemorragia excessiva. Se você tem excesso de plaquetas , essas células podem formar coágulos dentro do seu sistema vascular levando a um ataque cardíaco , acidente vascular cerebral ou lesão para outras partes do corpo.