Como a doença e desastres naturais , parasitas regular a população de uma determinada espécie em um determinado lugar e tempo. Sem parasitas , de uma espécie pode proliferar para o ponto onde o seu ecossistema não pode apoiar. Assim , um dos objectivos da parasitas é criar equilíbrio dentro de ecossistemas . Imagine, por exemplo , um rebanho de gado que está pastando ao ponto que quase não há mais vegetação . Um parasita pode limitar o seu número .
Parasitas ea comida web
O velho modelo da cadeia alimentar top-down é transformado em um web pela adição de parasitas . Animais no " topo" da cadeia alimentar , predadores, são mais suscetíveis a parasitas, que lhes chegam através dos animais que comem. Estudos têm mostrado que há mais ligações na teia alimentar entre parasitas e hospedeiros que entre predadores e presas . Desta forma , os parasitas contribuem para a estabilidade da cadeia alimentar .
Livrar-se de decomposição
Alguns parasitas se alimentam de carne em decomposição , o que ajuda na decomposição natural de, digamos , o esquilo morto em seu quintal . Especialmente em ambientes naturais , isso ajuda na decomposição é importante. Em alguns hospitais , os parasitas podem ser usados para se livrar de carne podre para acelerar o processo natural de cicatrização de uma queimadura ou ferida . É importante notar , porém, que isso não é algo para tentar em casa .
Encorajando a imunidade
Alguns estudos recentes têm sugerido que os parasitas realmente desempenhar um papel importante na função imunológica , e especular que o aumento de doenças auto-imunes nas sociedades modernas pode ser devido a sua eficácia em se livrar de parasitas . Um cientista da Universidade de Iowa mostrou que alguns vermes acalmou o sistema imunológico , mesmo quando os seus números ficou muito alta que causou anemia e outros problemas. Ele racionalizou que as funções do parasita para manter seu hospedeiro saudável para o seu próprio bem em um relacionamento que borra a linha entre simbiótica e parasitária .