ambiente industrial , biofilme tem sido conhecida a entupir tubulações e corroer -los. Também podem contaminar produtos alimentares . Biofilme também tem sido associada com doenças como a aterosclerose, seio crônica, infecções de ouvido , infecções do trato urinário e doenças gengivais.
Aumento da resistência
Ao formar um biofilme , bactérias adquirem um maior nível de resistência aos agentes antimicrobianos do corpo humano , bem como a todos os antibióticos, que pode ser exibida . Na verdade , as bactérias em um biofilme pode desenvolver várias vezes a resistência de uma única bactéria da mesma espécie . O biofilme também permite que as bactérias para sobreviver outros tipos de estresse , como as condições de calor e de frio.
Menos propícia Ambientes
Quando o ambiente se torna menos hospitaleiro para bactérias , a comunidade do biofilme pode entrar em um estado de dormência. Por exemplo , quando os alimentos não está prontamente disponível , as comunidades de biofilme tem sido conhecida para fazer isso . De tempos a tempos , o biofilme envia antenas , sob a forma de algumas células reavivadas , para ver se há alguma alteração no meio ambiente . Se as células ativas achar que a nutrição é mais facilmente disponíveis , eles vão se comunicar isso para que todo o biofilme pode se tornar ativo novamente.
Benefícios nutricionais
bactérias em um biofilme são capazes de troca de nutrientes devido à sua proximidade . Além disso, a estrutura de um biofilme contribui para uma melhor disponibilidade de água , o que significa que as bactérias enfrentar menos hipóteses de desidratação . Considerando-se que as células em um biofilme maduro não costumam dividir , ele ajuda a economizar energia . As bactérias usam esta energia adicional para satisfazer as suas necessidades nutricionais , como a produção de exopolissacarídeos que servem de nutrientes para as células do biofilme .