casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | planejamento familiar
O que é a retirada no planejamento familiar?
Retirada (também conhecido como "retirar" ou "coito interrompido") é um método anticoncepcional que envolve a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação (liberação do sêmen). É um método anticoncepcional eficaz quando praticado corretamente, mas não é tão eficaz quanto alguns outros métodos, como preservativos ou anticoncepcionais hormonais.
Como funciona a retirada A abstinência funciona impedindo que os espermatozoides cheguem ao óvulo. Quando um homem ejacula, o sêmen é liberado do pênis. O sêmen contém espermatozoides, que são as células que fertilizam o óvulo. Se o sêmen entrar em contato com um óvulo, pode ocorrer fertilização.
Ao retirar o pênis da vagina antes da ejaculação, o sêmen não é liberado na vagina e não pode entrar em contato com o óvulo. Isso evita que a fertilização ocorra.
Eficácia da retirada A abstinência não é tão eficaz quanto alguns outros métodos de controle de natalidade. A eficácia da retirada depende de vários fatores, incluindo:
*
Quão consistentemente você pratica: A abstinência é mais eficaz quando praticada sempre que você faz sexo. Se às vezes você se esquecer de retirar o medicamento, o risco de gravidez aumenta.
*
Com que rapidez você retira: A abstinência é mais eficaz quando você se retira antes de começar a ejacular. Se você esperar muito para retirar, algum sêmen ainda pode ser liberado e entrar em contato com um óvulo.
*
Fertilidade do seu parceiro: A abstinência pode ser menos eficaz para mulheres muito férteis.
Riscos de retirada A abstinência não é um método anticoncepcional perfeito e existem alguns riscos associados a ela, incluindo:
*
Gravidez: A abstinência não é tão eficaz quanto alguns outros métodos de controle de natalidade. Se você praticar a abstinência perfeitamente toda vez que fizer sexo, sua chance de gravidez será de cerca de 4%. Porém, se você não praticar a abstinência perfeitamente, sua chance de gravidez aumenta.
*
Infecções sexualmente transmissíveis (IST): A abstinência não protege contra DSTs. Se você está preocupado com as DSTs, deve usar preservativos além da abstinência.
A abstinência não é um método confiável de controle de natalidade para mulheres que estão tentando evitar a gravidez. se você está preocupado em engravidar, converse com seu médico sobre outros métodos anticoncepcionais.